Frase do dia

Visitem o nosso novo site: http://igrejasatanica.wix.com/isal

sábado, 24 de janeiro de 2015

ALEISTER CROWLEY

Crowley é, certamente, uma das maiores figuras do mundo da Magia nos últimos 200 anos. Se eu tivesse de listar os dez magos mais importantes desse período, certamente o nome dele estaria na lista e não entre os últimos. 

É tao popular que muitas tradições Mágicas reivindicam sua sabedoria como base de suas atividades. A OTO (Ordo Templi Orientis) é uma delas. A Maçonaria tem pelo menos duas lojas, que eu conheço e nas quais já estive, nomeadas em sua homenagem, a A.'.R.'.L.'.S.'. Aleister Crowley e a A.'.R.'.L.'.S.'. Thelema, ambas do Grande Oriente de São Paulo, nas quais já tive o prazer e a honra de palestrar sobre Satanismo.

O fato, porém, é que Crowley é muito mal interpretado. E isso decorre, principalmente, da maioria das pessoas enxergarem-no sob a ótica do Cristianismo predominante na sociedade ocidental. Este artigo visa desfazer alguns mitos sobre ele.

1º mito) Crowley era Satanista

Esse mito é difundido pelos cristãos, que consideram tudo que não é cristão como sendo Satanista. São pessoas “em branco e preto”, que não conseguem enxergar que há muitas gradações entre uma coisa e outra. Como veremos abaixo, Crowley nem mesmo era do Caminho da Mão Esquerda.

2º mito) Crowley era do Caminho da Mão Esquerda

Mesmo considerando que o Satanismo é um extremo radical do Caminho da Mão Esquerda e que uma pessoa pode pertencer ao CME sem ser Satanista, ainda assim não podemos encaixar Crowley no CME.

O que o afasta decididamente deste caminho é o fato de que ele pertencia a duas instituições voltadas para o progresso coletivo da humanidade, a saber: a Ordem Golden Dawn (Alvorada Dourada) e a Maçonaria. A Maçonaria, em especial, é de caráter filantrópico.

Progresso humano coletivo e filantropia são antíteses do Caminho da Mão Esquerda, que é notoriamente individualista e também despreza a filantropia, já que esta favorece o lado fraco da humanidade através dos recursos dos fortes.

3º mito) Crowley era um pervertido sexual

Outro julgamento cristão muito popular. 

Crowley era um grande mago. E como tal, explorou muitas facetas da Magia Sexual, em rituais que envolviam sexo com mulheres e com homens, de diversas forma e sob as mais variadas condições. 

Há quem julgue isso como “perversão”. Eu, particularmente, acredito que ele estava apenas exercendo seu direito de fazer o que queria com seu corpo e ponto final. Ninguém tem nada a ver com isso e muito menos o direito de rotular.

4º mito) Crowley era um viciado em drogas

Crowley usava drogas. Isso é um fato. Mas o fazia sob condições ritualísticas, como meios para expandir a consciência e abrir portas de percepção. Mesmo eu, que sou francamente contrário ao uso continuado de drogas, já experimentei algumas ocasionalmente com este objetivo. Particularmente, usei LSD uma vez para compreender seus efeitos sobre a percepção e, a partir daí, avaliar se seu uso na Magia seria algo válido.

Não se pode ser um grande Mago sem explorar os lados obscuros do conhecimento. O que não significa que um grande Mago pode ou deve deixar-se escravizar por drogas ou qualquer outra coisa. Crowley certamente sabia disso e seu comportamento geral estava longe do de um viciado. 

5º mito) O Thelema é uma filosofia imoral ou amoral

Outro engano comum. As pessoa pensam que o “faze o que tu queres, há de ser tudo da lei” é uma filosofia amoral (destituída de moralidade) ou até mesmo imoral (contrária à moralidade). As pessoas acham, para começo de conversa, que isso significa que você pode fazer coisas como roubar ou estuprar, por achar que tudo é permitido. No entanto, elas esquecem que o Thelema se fundamenta na lei do amor. E quem tem essa lei na mente não fará nada de moralmente errado para com os outros.