Frase do dia

Visitem o nosso novo site: http://igrejasatanica.wix.com/isal

sábado, 31 de janeiro de 2015

A VERDADE

Estamos em um animado debate no nosso grupo de estudos no WhatsApp sobre “a Verdade”.

Enquanto uns (entre os quais eu) afirmam que não há uma verdade universal, outros dizem que tal verdade existe. Entre estes, meu bom amigo Ricardo apresentou alguns excelentes argumentos, que venho responder aqui.

A ideia de uma verdade universal é atraente. Uma vez que uma coisa dessas fosse descoberta eu não precisaria mais pensar em nada. Bastaria adequar-me a esta verdade e pronto! Todos meus problemas estariam resolvidos!
3
Aliás, por que vocês acham que tantas e tantas pessoas seguem as religiões do Caminho da Mão Direita, como o Cristianismo e o Islã, enquanto tão poucas seguem as do Caminho da Mão Esquerda? A resposta é simples: PREGUIÇA DE PENSAR POR SI MESMAS!

Uma vez que o sujeito se defina como Cristão ou Muçulmano, tudo que ele tem de fazer para decidir sobre tudo na vida é consultar um livro velho, a Bíblia ou o Corão, ou então uma pessoa que se diga especialista nesses mesmos livros velhos, um Padre, Pastor ou Aiatolá.

Nada mais de esforço reflexivo ou filosófico! Nada mais de tentar se descobrir no contexto do universo! Liberdade total para existir sem o esforço de raciocinar! Que paraíso! Mas não para mim...

Eu prefiro a incerteza, a dúvida. Prefiro procurar diariamente uma verdade para aquele dia, ou para aquele instante, e ver essa verdade destruída logo a seguir pelos argumentos de alguém ou pelos fatos da vida. Porque isso me obriga a começar tudo de novo e a evoluir a cada segundo, que é o objetivo de minha vida.

O meu amigo Ricardo lançou mão de um argumento na forma de uma analogia que era mais ou menos assim: “Um sujeito derruba um vaso e o vaso quebra. Quem derrubou fica constrangido. O dono do vaso fica irado. Quem tem de varrer os cacos se chateia. Mas nenhum chimpanzé no mundo diria que o vaso não quebrou.”

Ele quis dizer com isso, creio eu, que apesar do mesmo evento causar impressões diferentes de acordo com a perspectiva de cada um, o evento em si mesmo é inegável.

Não posso culpar o Ricardo por pensar assim. É a maneira linear como vemos mesmo os eventos no tempo-espaço. No entanto, quem se aprofundar no universo da Física vai começar a entender que desde Richard P. Feynmann o mundo mudou.

Este brilhante físico, ganhador do Nobel, mostrou que o evento que percebemos com nossos sentidos não é o único, mas apenas o evento com a maior probabilidade em uma vasta gama de possibilidades. Em outras trilhas do tempo eventos diferentes podem ter ocorrido sem que os percebêssemos. Assim, há uma trilha do tempo em que o vaso não quebrou. Há outra em que ninguém sequer derrubou o vaso. E outra ainda na qual o vaso nem mesmo estava ali. E, finalmente, outra linha do tempo na qual o vaso nem sequer foi fabricado!

A nossa mente parece ter sido ajustada para perceber apenas a trilha do tempo mais provável. O que não impede que todas as outras possibilidades existam simultaneamente. Talvez isto seja um ajuste evolucionista para impedir que nossos ancestrais se perdessem em realidades alternativas pouco prováveis enquanto o leão se aproximava nas savanas africanas.

A própria ideia de que várias realidades paralelas podem existir desafia o conceito de VERDADE UNIVERSAL. Em que se fundamentaria essa verdade, se o sujeito do lado por estar imerso em uma linha do tempo em que ela nem sequer foi cogitada?

Não, o mundo está mais para Matrix do que para o Novo Testamento. Nada é tão é tão linear e ninguém é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Agora mesmo, enquanto está lendo este artigo, quem te garante que não está dentro de uma bolha na Cidade das Máquinas,imerso em uma gosma, sonhando com uma realidade virtual para produzir energia?


Ah, não negue... você já cogitou nessa possibilidade. Talvez até tenha feito o teste de passar a mão na nuca para ver se tem um cabo inserido. Mas você não vai ver ou tocar o cabo a não ser que, como eu, tenha escolhido a pílula vermelha.